O Comércio é um lugar público. Um espaço de partilha, de troca e de experimentação. Ele acompanha o fio narrativo das nossas vidas. Definimo-lo e define-nos. A diversidade que o compõe reflecte economias, culturas, inovação e progresso. A sua dinâmica e os seus detalhes traduzem estados de espírito e emoções. Emoções que precedem a acção e que determinam comportamentos na negociação e nas tomadas de decisão de compra e venda.

Sendo o comércio, a negociação e as vendas um projecto profissional e uma paixão que nos une, quisemos que este nosso primeiro livro fosse também uma experiência de partilha. Partilha de percepções, reflexões, ferramentas profissionais e experiências que ao longo dos anos fomos adquirindo, desenvolvendo e em que permanentemente investimos, através de um contacto não só espontâneo, mas também deliberado com o comércio, um pouco por todo o mundo.

Porque acreditamos que a partilha é a alma do negócio, quisemos também partilhar este livro com um grupo alargado e diversificado de personalidades. Personalidades de entre muitas outras que conhecemos, para quem as interacções com o mercado são mais do que uma mera actividade profissional. Rasgo, visão, elegância, inovação, história, perspicácia, mobilização, inspiração ou irreverência são adjectivos que definem essas pessoas, esses profissionais.

Os seus testemunhos reflectem diversidade, genuinidade e detalhes enriquecedores do conceito que acolhemos para este livro: uma leitura experiencial e inspiradora sobre várias dimensões que integram as interacções comerciais.

A espontaneidade e prontidão com que se disponibilizaram a partilhar este livro, que a todos agradecemos, reforçou o nosso desejo de prosseguirmos este estimulante desafio de contribuirmos para o desenvolvimento do comércio.

Saiba como dar a volta à crise com o livro Negociar & Vender!
“No comércio há palavras que abrem muitas portas: puxe e empurre!”

João Alberto Catalão e Ana Teresa Penim